quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Esponjas

As esponjas são animais aquáticos simples (não confundam com as esponjas de banho). São do filo Poríferos e estão cobertos por poros que absorvem a água (daí o seu nome).

Acredita-se que foi o mais antigo ser vivo do Reino Animal a existir, apesar de não haver registos fósseis. Não tem órgãos, nem cérebro ou olhos. A esponja é basicamente um conjunto de células amontoado!

Alimenta-se essencialmente de microorganismos que absorve pelos poros e o que não se vai alimentar é expelido pelo grande orifício que tem no topo da "chaminé". É uma forma primitiva de olhar para o Mundo Animal.

Tal como uma planta está agarrado a uma rocha ou a outra superfície sólida. Não se mexe, mas tem um dom. A esponja tem vários predadores como os caranguejos e peixes-papagaio. Se eles retirarem um pedaço ela regenera-se e se 2 pedaços de esponjas diferentes se juntarem podem criar uma nova esponja!





As esponjas reproduzem assexuadamente ou sexuadamente. Geralmente a reprodução é assexuada e externa.









O filo dos Poríferos divide-se em 3 classes distintas:

  • Calcarea (tem espículas de calcário)
  • Hexactinellida (raramente com espículas de sílica)
  • Demospongiae (com esqueleto de fibras espongíneas e espículas de sílca ou não)

Os Calcarea tem pouco mais de 10 cêntimetros ao contrário das outras grandes esponjas!















As Hexactinellida são comumente chamadas de esponjas-de-vidro. Estas vivem preferencialmente em águas mais profundas que as esponjas Calcarea.




Estas esponjas albergam espécies de mini-camarões que comportam-se como uma colónia de abelhas. São muito protrctoras de outros animais que queiram encontrar abrigo.













A classe Demospongiae contém variadas espécies de esponjas incluindo algumas que habitam a água doce. Algumas podem se assemelhar a corais, algas, líquenes ou crinóides!


Esta é a esponja-orelha-laranja que tem um tamanho descomunal. Algumas delas podem ter 3000 anos!

As esponjas devem ter surgido por volta dos 1000 milhões de anos.

4 comentários:

  1. gostaria de saber quanto tempo vive uma esponja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como se pode ler no artigo, algumas esponjas podem chegar até aos 3000 anos de idade. Ainda assim, alguns indivíduos podem chegar até aos 10 000 anos! Isto deve-se ao facto de as esponjas serem inteiramente compostas por células "livres", ou seja, não se aglomeram em tecidos ou órgãos específicos. Isso faz com que a esponja se regenere facilmente e sem problemas. Caso mantenha a sua integridade, as esponjas podem-se manter vivas por gerações e gerações, sendo que algumas que estejam hoje vivas podem ter nascido nos tempos pré-históricos!

      Eliminar
    2. acho que cerca de 50 anos

      Eliminar
  2. muito bom melhor curiosidade

    ResponderEliminar